quarta-feira, 13 de junho de 2012

Um pouco mais sobre espelhos



Sabemos que existem os espelhos côncavos, as miragens, as imagens 3D e as lunetas devido a um grupo de físicos que pesquisaram sobre isso de tal forma que descobriram coisas interessantes a respeito, como por exemplo, que o espelho côncavo é uma superfície esférica que apresenta na parte interna o seu lado onde reflete a luz e que dependendo da posição do objeto diante desse espelho podemos ter imagens reais ou virtuais, quando o objeto está sobre o foco do espelho.

Esses espelhos são utilizados também na “construção” de alguns tipos de telescópios, projetores, refletores e entre outros instrumentos ópticos, nos consultórios odontológicos e são usados para auxiliar no momento de se fazer a maquiagem.
                                                                                                                                                                                                  


O objeto estando bem próximo do espelho, entre o foco e o vértice, a imagem projetada pelo espelho será, sempre, virtual, direita e maior, o que irá proporcionar uma maior nitidez nos detalhes do objeto já que há um aumento proporcional. 


Quando o objeto se encontra longe do espelho, a uma distância maior que a distância do foco, a imagem obtida será real e proporcional, podendo ser ampliada, reduzida ou ainda, do mesmo tamanho do objeto, dependendo de sua distancia e de seu foco do espelho. Um espelho esférico é sempre obtido a partir de uma superfície esférica e sempre possui o centro de curvatura, o vértice do espelho, um foco, um eixo principal e um raio de curvatura.





Nenhum comentário: